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terça-feira, 4 de setembro de 2012

OS 5 SEGREDOS DA APPLE


Na boa, se você curte a empresa da maçã, vai amar esta blogada. E, se você não gosta, vai gostar. O PFC conseguiu os 5 Segredos Mais Bem Guardados da Apple. Tá preparado?! Então, boa leitura e bom proveito!
Os 5 segredos formam o anacrônico da palavra APPLE. Vou colocar em inglês, pra não perder o charme, mas a tradução ta em português.
Approach (Abordagem) – Todo cliente gosta de uma aproximação educada, sincera e calorosa. Receber um cliente com frieza, nada a ver! O cliente gosta de um vendedor apaixonado pelo que faz e que seja comprometido com ele. Os primeiros 10 segundos são cruciais. Depois disso, já era!
Probe (Sondagem) Sonde com educação o que realmente o cliente quer. Na Apple, perguntas fechadas são proibidas. Ao invés de perguntar “Este é seu primeiro iPad?”, pergunte “Você vai usar o iPad pra quê?”.
Present (Apresente) Apresente uma solução para que o cliente leve hoje mesmo para a sua casa. Apple não é uma empresa que vende computadores, é uma empresa que enriquece vidas.

Listen (Escute) Escute e resolva as dúvidas do cliente. Pra que isso role, a sondagem deve ser feita da melhor maneira possível para que todas as dúvidas do cliente sejam esclarecidas. E, lembre-se: todo cliente tem dúvidas silenciosas, e um bom profissional vai conseguir identificá-las mesmo sem ouví-las.
End (Encerre) Encerre com uma despedida afeiçoada e com um convite para que o cliente volte. O final de um contato tem impacto significativo em como ele percebe a marca e se ele vai ou não recomendá-la a amigos. Mesmo após a compra, volte a falar com o cliente, mostre que está disponível para mais esclarecimentos e, acima de tudo, dê ao cliente mais motivos para ele voltar.
Taí, gente boa! Fiz a minha parte. Agora, faça a sua e boas vendas!

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