Tweetar

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TODA 6ª FEIRA É 13! MARIA MADALENA

E como prometido, hoje é dia! Seria Maria Madalena a mãe ou a mulher de Jesus? Este é um assunto delicado para a Igreja Católica, e retratado à exaustão no filme e no livro O Código Da Vinci. Segundo eles, Leonardo Da Vinci teria dado pistas de que Maria era mulher de Jesus, e não mãe. E as pistas estariam aqui, no quadro A Última Ceia...



No quadro, Maria seria a pessoa do lado direito de Jesus, pra você que está olhando, a 5ª pessoa da esquerda para a direita do quadro. Da Vinci teria, subliminarmente, feito com que o espaço entre os dois configurasse a forma de um cálice, na forma de um triângulo. E este triângulo é que seria o Santo Graal, e não o cálice sagrado onde o padre bebe o vinho durante as missas... Historiadores dizem que Jesus deveria, mesmo, ser casado - característica comum aos homens judeus daquela época, o que garantiria ao homem uma fama de 'confiável'. Claro, a Igreja rebate dizendo que esta pessoa do quadro não é Maria, mas João. Já foram feitas sobreposições mostrando que, ao se inverter Jesus com João (ou Maria), esta segunda pessoa estaria deitada sobre o ombro esquerdo de Jesus. E o que Da Vinci queria com isso?

Da Vinci seria membro do famoso Priorado de Sião, uma sociedade secreta fundada com o objetivo único de guardar este segredo. Mas sabe-se lá por que motivo ele expôs este segredo na sua obra... Existem outras teorias, inclusive, que juram que Maria e Jesus tiveram uma filha, Sara, e que ambas viveram na França. Se casada ou não, manuscritos mostram que Maria Madalena foi a mais fiel discípula de Jesus entre todos os apóstolos e amigos. E você, o que acha?

2 comentários:

Claudia disse...

muito antes de Jesus, e de todas as religiões patriarcais, o culto de todos era a uma Deusa, não Deus. Essa Deusa tinha características que o povo associava à natureza- era mãe da vida, mas também da morte. Dentro dessa dualidade ela era virgem mas também "prostituta" ou seja, tinha características da pureza mas também da sexualidade livre e sagrada. Uma forma da nova religião de Cristo ser aceia or muitos povos antigos era colocando a figura da Deusa deles na mitologia Cristã- "Maria", a mãe de Jesus, para simbolizar a Virgem e "Maria Magdalena", a prostituta, para simbolizar a sexualidade feminina.

Papo Furado do Civitati - Amor, Água e Muito + disse...

Que aula, hein!!