Tweetar

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUER UM BOM SALÁRIO? SEJA PRÁTICO...

É isso mesmo! Antes de mais nada, o título desta blogada não tem nada de trocadilho, não! O prático em questão é aquele profissional que 'guia' os navios que entram e saem dos portos...
site: Santos Pilots


Falando com um funcionário da balsa de Santos-Guarujá hoje pela manhã, ele me contou algumas historinhas de bastidores... Os caras ganham 105 mil reais por mês!! ISSO MESMO!!! Prático não joga bola, não fez mestrado, não tem doutorado... Mas tem um putza dum salário!! Tudo bem que pra se prático tem que passar em concursos, e os caras são treinados, mas qual profissional que não é?! Um garçom bem treinado não ganha isso... Um pedreiro bem treinado não ganha isso... Você que tá lendo meu blog, creio eu, não ganha isso!! (Se ganha, me manda uma graninha aí...rs) Em resumo: a maioria dos práticos resume-se em poucas famílias: tem pai, filho, tio, sobrinho, neto... Todo mundo da mesma família trabalha com isso, não querem 'perder a boquinha'! Segundo o funcionário que falou comigo, a maioria deles gasta sua fortuna com imóveis!! A grande parte dos imóveis da orla pertence aos práticos, que são todos de uma empresa só, sem concorrência... Ah, quase me esqueci: o tal funcionário ganha 1200 reais por mês, mas ele me garante que a o contrato do governo com a empresa dele é de 65 milhões de reais por mês, só pra fazer as travessias das balsas...

4 comentários:

Vô Palhilson disse...

que concurso bom esse que toda uma família consegue passar!!!
não sei se o salário chega a isso que o funcionário te falou, mas eles ganham uma bala sim e é um clube do bolinha. assim como os caras que carregam e descarregam os navios também fazem parte de um clube do bolinha ( chamado de sindicato).
exigem que seja contratado um número muito maior de pessoas do que é necessário para o trabalho de carga e descarga... é a máquina funcionando a todo vapor!!!
os serviços portuários do brasil são os mais caros do mundo.... e vc sabe que paga a conta, né?!?!?!?!?!

Blog do Civitati - Amor, Água e Muito + disse...

Oi, Wilson!! Bom, meu, o salário citado no texto é uma média, pois tem gente que tira mais de 200 mil (vc pode confirmar numa matéria que saiu em 2009, no AGORA SP). E você não sabe: aquele acidente que rolou na balsa no fim do ano passado foi causado por uma prática concursada e recém-contratada (há 3 meses), que bateu na balsa e ferrou todo o serviço da travessia. Abraço!!

Anônimo disse...

Os amigos não estão tão bem informados. Tenho amigos que são Práticos e posso testemunhar que realmente são bem remunerados, porém passam longe desses valores citados. Acompanho também a vida dura que esses caras tem. Não tem domingo, Natal, aniversário, etc e não tem hora. Saem e chegam em casa de madrugada. Teve navio, tem trabalho e osmavios não param nem nesses dias. A maioria dos Práticos é Oficial da Marinha, para ser Prático precisa ter nível superior e um Certificado de Marítimo. Tentei estudar para um concurso para Pratico,as desistí. É muita teoria.

PAPO FURADO DO CIVITATI disse...

Anônimo, obrigado por comentar! Agora, se me permite discordar, os práticos ganham, sim, muito bem! E como você deve ter lido no meu post, a matéria foi checada! Sou jornalista e não cometeria uma barrigada destas! Quantos aos finais de semana, porteiros, lixeiros, padeiros, motoristas de ônibus, jornalistas... TODOS esses trabalham em feriados, finais de semana, etc e não chegam NEM PERTO do salário que um prático ganha. Pensa nisso! Obrigado e continue comentando.